O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está definindo os últimos detalhes para a próxima edição da Semana Nacional de Conciliação -esforço concentrado do Judiciário que acontece anualmente. O evento tem o propósito de, por meio de audiências diversas de conciliação, buscar entendimento entre as partes e disseminar, no país, a cultura da resolução dos conflitos judiciais por este meio de pacificação. Este ano, a Semana será realizada de 28 de novembro a 3 de dezembro e contará, como é de praxe, com a parceria de todos os tribunais brasileiros.
Demandas de massa - A Semana Nacional de Conciliação 2011 terá como foco as audiências referentes às demandas judiciais de massa, que envolvem grandes números de partes. Por conta disso, o CNJ já tem mantido contatos com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), entidades públicas e algumas das principais instituições financeiras, com vistas a formar parcerias que levem à concilição de processos.
Mobilização - A chamada "mobilização pela conciliação" envolve, ainda, a entrega da segunda edição do prêmio intitulado "Conciliar é Legal", que tem o intuito de selecionar as melhores práticas de conciliação observadas nos tribunais ao longo deste ano.
RESULTADOS DO TRT/RJ
Na Semana Nacional de Conciliação de 2010, o TRT/RJ foi o tribunal do país com o maior valor de acordos homologados -cerca de R$ 120 milhões - o que corresponde a 15% do total. Foram 11.450 audiências realizadas, que resultaram em quase 3.780 acordos.
Com o objetivo de incentivar a solução de conflitos trabalhistas por meio do diálogo, dando mais celeridade à Justiça, em novembro do ano passado o Tribunal lançou a campanha "Conciliar é a nossa praia".
Caso tenha interesse em conciliar, envie uma mensagem para queroconciliar@trt1.jus.br, com nomes das partes e número do processo ou ligue para (21) 3907-6263.
Com a conciliação, é possível obter uma solução mais rápida e econômica para conflitos judiciais, além de ser uma atitude que promove a paz social.
LEIA TAMBÉM TRT/RJ INSTITUI JUÍZO AUXILIAR DE CONCILIAÇAO DE 1º E 2º GRAUS
(Com informações do CNJ)
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ
(21) 2380-7295/7406aic@trt1.jus.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário